Finalmente, o bom tempo começa a chegar a Portugal. Contudo, mais sol e mais calor propiciam desidratações perigosas e contraproducentes.
Agora, será que leva muito tempo a repor níveis de água no seu organismo?
De acordo com um estudo publicado no The Journal of Strength and Conditioning Research [1], são precisos apenas 45 minutos para se re-hidratar. Este estudo aponta que bastarão 600mL de água, 45 minutos antes do treino, para um atleta passar de um estado semi-desidratado a totalmente hidratado.
O estudo teve como alvo 10 pessoas, do sexo masculino e feminino, activas apenas de forma recreativa. Todos eles com cerca de 25 anos e pesando perto dos 72kg. Todos eles deveriam chegar ao laboratório desidratados. Os níveis de hidratação foram verificados através da Gravidade Específica da Urina - os participantes tiveram que urinar para um recipiente que seguiu, depois, para análise.
De seguida, os participantes no estudo foram hidratados de diferentes maneiras - com água pura, com Gatorade e com bebidas intermédias. O mesmo teste à urina foi efectuado 30 minutos, 45 minutos e 1 hora após a ingestão dos líquidos.
Os participantes passaram do estado semi-desidratado a totalmente hidratado com apenas 600mL de água, 45 minutos após a ingestão da mesma - esta quantidade corresponde a menos de duas garrafas de água! Adicionalmente, os investigadores não encontraram diferenças entre a re-hidratação obtida de água pura ou de Gatorade.
Agora convém referir alguns aspectos. Este estudo é válido apenas na re-hidratação antes do treino, e para níveis de desidratação pequenos. Se tiver terminado a maratona no Deserto do Mojave, com certeza precisará de mais de 600mL em 45 minutos para se re-hidratar. No entanto, quando o seu período de treino se aproximar, procure beber água cerca de 1 hora antes, para garantir que a sua performance é a melhor possível.
Por fim, não se preocupe em juntar mil e uma bebidas numa só para garantir a hidratação. Precisa apenas de água pura para garantir uma hidratação eficaz antes do treino. Contudo, no período pós-treino, já poderá ser outra história. Investigações provaram que após o treino, a re-hidratação poderá ser mais eficaz se juntar alguns electrólitos à água, em vez de beber água pura.
Concluindo, da próxima vez que for treinar, não se esqueça de beber água 1 hora ou 45 minutos antes do treino. Verá que a sua performance será melhor se estiver convenientemente hidratado!
Referência: [1] - Heather Logan-Sprenger and Lawrence Spriet. The Acute Effect of Fluid Intake on Urine Specific Gravity and Fluid Retention in a Mildly Dehydrated State. Journal of Strength and Conditioning Research: Abril 2013. Vol. 27. Issue 4. p1002-1009
Diet & Exercise
Boas,
ResponderEliminarEu atesto 100% a parte da ingestão de bebidas isotónica, no meu caso ISOSTAR, no período pós-treino e por vezes até durante o treino. Sinto que o organismo mantem os mesmos níveis de intensidade de treino sem quebra, facto que não acontece aquando da ingestão só de água.
Abraços
Nava
Boas,
EliminarÉ isso mesmo.
Para hidratar antes do treino, bastará ingerir água pura. No entanto, após o treino, deverá ser mais eficaz ingerir bebidas com electrólitos como o exemplo que deste.
Abraços e boa continuação de treinos.
Diet & Exercise