domingo, 5 de maio de 2013

ATENÇÃO - Analgésicos e seus Efeitos Secundários numa Prova de Resistência

Já alguma vez teve que recorrer a analgésicos antes de ir correr ou de alguma prova de esforço semelhante? Atenção que ingerir estes comprimidos antes de provas de resistência poderá fazer mais mal que bem...


De acordo com um estudo recentemente publicado no BMJ Open, os analgésicos poderão ter efeitos secundários gravíssimos para os atletas de provas de resistência!

Investigadores alemães questionaram 4000 corredores que participaram na Maratona e Meia-Maratona de Bonn, em 2010, e descobriram que a utilização de analgésicos antes de uma prova deste género era muito comum. Cerca de metade dos inquiridos tomou algum tipo de medicamento para as dores, com 54% dos indivíduos estudados a optar pelos medicamentos mais comuns em casa, como o Ibuprofeno e a Aspirina. No entanto, genericamente, a probabilidade de desistir da corrida, devido a dores ou outro tipo de problema de saúde, era, basicamente, igual para os corredores que tomaram e não tomaram este tipo de medicamentos.

Adicionalmente, qualquer potencial vantagem que o consumo destes medicamentos, antes de uma prova, possa trazer, é facilmente ultrapassada pelos potenciais efeitos adversos que advêm do seu consumo. O que os investigadores descobriram foi o seguinte:
  • Os corredores que usaram analgésicos tinham uma probabilidade quatro vezes superior de vir a sofrer de problemas como cãibras estomacais, perdas de sangue nos intestinos e estômago, problemas cardiovasculares, sangue na urina e/ou dores musculares ou articulares;
  • Os sintomas eram maiores quanto maior fosse a dose que os corredores tomassem;
  • 9 corredores que utilizaram analgésicos acabaram no hospital com falência renal temporária, perdas de sangue gastrointestinais ou ataque cardíaco. Comparativamente, nenhum corredor que não tivesse tomado analgésicos sofreu de problemas semelhantes.

Apesar do estudo não comprovar qualquer relação entre a toma destes medicamentos e a ocorrência destes problemas de saúde, os sintomas apresentados pelos corredores sob o efeito de analgésicos foram os mesmos que se encontravam listados como potenciais efeitos secundários adversos resultantes da sua toma. Os investigadores desconfiam que o stress causado pela prova de resistência poderá potenciar os efeitos secundários destes medicamentos.

É verdade que é necessária uma investigação mais detalhada sobre esta potencial relação entre a toma de analgésicos e a ocorrência destes perigosos efeitos secundários. No entanto, pelo sim pelo não, não arrisque - ainda para mais sabendo que não foi encontrado qualquer benefício relacionado com a toma destes medicamentos na performance física dos corredores.

Adaptado de: mensfitness.com - Shawn Radcliffe

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário