sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Efeito Surpreendente do Peppermint (Hortelã-Pimenta) no Exercício!

Quantas vezes não comemos pastilhas elásticas com sabor a Peppermint - normalmente identificadas pela cor azul - inconscientes das vantagens que este tipo de Mentol traz para a nossa performance física?


Parece estranho, que este membro da família do Mentol possa influenciar, de alguma forma, as nossas capacidades atléticas...

É já sabido que o mentol tem efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antiespasmódicos e anti-oxidantes. Estes efeitos são também úteis na performance, na recuperação e para a saúde. Apenas o cheiro do Peppermint é suficiente para melhorar a boa-disposição e as capacidades cerebrais. Contudo, comparado com outros aromas, o efeito ergogénico do Mentol ainda não tinha sido alvo de estudos - até agora!

Num estudo recente, publicado no The Journal of the International Society of Sports Nutrition[1], investigadores observaram o efeito do Óleo de Peppermint na performance de corrida. No estudo, foi usado um volume de 0,05mL de Óleo de Peppermint numa bebida, consumida todos os dias durante um período de 10 dias. Os investigadores testaram os participantes antes e após estes terem ingerido a bebida, em relação a vários indicadores da performance cardiovascular.


Os resultados foram surpreendentes!!

Um pequeno melhoramento era esperado. No entanto, os vários indicadores de performance cardiovascular sofreram uma melhoria substancial. O Óleo de Peppermint melhorou a performance durante o exercício, a função respiratória, a pressão arterial, o ritmo cardíaco e as trocas gasosas. Reduziu ainda a pressão arterial e o ritmo cardíaco em repouso. A quantidade total de trabalho suportado pelos elementos estudados teve um aumento incrível de 51%, incluindo um aumento de 25% do tempo de exercício até à exaustão. Resumindo, não só os sujeitos testados conseguiram correr mais 1/4 do que antes de ingerir o Óleo de Peppermint, como a sua taxa de trabalho por unidade de tempo era, também, mais elevada - por outras palavras, conseguiram correr mais rápido durante mais tempo.

Apesar da maior parte da investigação ser feita em relação à aromaterapia, este estudo mostrou, também, a relevância da ingestão do Óleo de Peppermint na melhoria da performance física.

Existem alguns produtos de Óleo de Peppermint disponíveis no estrangeiro (através da Internet) com valores à volta dos 15 USD. Considerando a dose prevista no estudo, o frasco de Óleo em questão (com o preço de 15 USD) daria para 600 dias, o que conduziria a um melhoramento da performance em 51% e 25%, respectivamente no que toca ao esforço total e ao tempo de treino até à exaustão, de apenas 0,025 USD/dia, o que corresponde, nos dias que correm, a cerca de 2 cêntimos(€)/dia - Parece-me um preço excelente para um potenciador de performance tão bom...

Adaptado de: Doug Dupont, breakingmuscle.com.

Ficamos, assim, a conhecer mais um benefício que o Mentol nos traz, em termos de performance física.

Da próxima vez que comerem uma pastilha elástica de Peppermint, não se esqueçam de referir estes benefícios a quem estiver ao vosso lado. Infelizmente, e muito provavelmente, ficarão com menos uma pastilha, pois o vosso amigo/a quererá uma para ele/a também...

Boa continuação de treinos e não se esqueçam da dieta equilibrada...

Referência: [1] - Abbas Meamarbashi, et. al., "The Effects of Peppermint on Exercise Performance" Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2013, 10:15.

Diet & Exercise

4 comentários:

  1. Respostas
    1. É mesmo incrível... Uma coisa tão simples com efeitos tão bons ao nível da performance física.

      Eliminar
  2. Nesse caso, será de esperar que o chá de menta, tenha um efeito semelhante, ainda que de uma forma muito mais ligeira...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No caso deste estudo, essa relação não foi confirmada.

      No entanto, sou da mesma opinião - uma infusão de menta deverá conseguir retirar algum óleo da planta, pelo que deverá, também, ser possível usufruir destes benefícios bebendo chá de menta, mesmo que de uma forma menos intensa.

      Eliminar