segunda-feira, 1 de abril de 2013

Falta de Sono e Alterações Genéticas

Muitos de nós já sabe que dormir pouco não é saudável. No entanto, será que a falta de sono poderá provocar alguma alteração genética prejudicial para a nossa saúde?


Um novo estudo britânico teve como objectivo testar isso mesmo. Os investigadores sujeitaram 26 pessoas a uma semana inteira de sono insuficiente - menos de 6h de sono por noite. Após 7 dias, os investigadores colheram amostras de sangue de todos os 26 participantes no estudo e procuraram alterações genéticas. 
De seguida, voltaram a fazer a experiência na semana seguinte, só que desta vez com 8, ou mais, horas de sono.

As conclusões a que chegaram foram as seguintes: Dormir pouco aumentou ou reduziu a actividade de mais de 700 genes em relação à actividade considerada normal, incluindo vários envolvidos com o sistema imunitário do organismo, com funções de dano-reparo e com capacidade de reduzir o stress.

Estudos anteriores apresentaram uma relação entre a falta de sono e o aumento do risco de vir a sofrer de problemas como a obesidade, doenças cardíacas e diabetes. Estes novos desequilíbrios podem explicar isso mesmo, explica o autor do estudo, Colin Smith, professor de Functional Genomics na Universidade de Surrey.

Os nossos genes controlam a produção de proteínas construtoras e reparadoras de células, mas quando o  tempo de sono não é suficiente, eles produzem uma quantidade superior ou inferior à esperada, provocando alterações no nosso sangue. Uma vez que o nosso sangue controla todo o nosso organismo, estas mesmas alterações poderão ser as responsáveis pelo aumento do risco de vir a sofrer das doenças supra-mencionadas.

É sabido que grande parte dos Portugueses dorme menos que 8 horas por noite, chegando mesmo a dormir menos de 6h por noite. No entanto, o lado positivo é que, ao dormir 8h/noite durante uma temporada, é possível reverter a maior parte dos problemas causados pela falta de sono, como verificado nos valores obtidos após a 2ª semana do estudo em questão.

Se quiser dormir melhor durante a noite, evite tecnologia antes de ir para a cama, como ver televisão ou sentar-se ao computador. Adicionalmente, procure não ingerir álcool antes de ir dormir, uma vez que o álcool altera os padrões de sono e impede que a pessoa durma bem durante a noite.

Adaptado de: news.menshealth.com - Markham Heid, 4 de Março de 2013.

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário