sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Como a Dieta afecta o Sono

Aparentemente, a dieta que seguimos altera mais do que apenas o nosso sistema digestivo, os níveis de energia, a saúde... - a dieta tem também a capacidade de alterar os nossos níveis de sono.


De acordo com um novo estudo da Perelman School of Medicine, da Universidade da Pennsylvania, a variedade de alimentos que incluímos na nossa dieta desempenham um papel chave no nosso ciclo de sono.

Os investigadores observaram os dados de um inquérito nacional de Exame de Saúde e Nutrição (National Health and Nutrition Examination Survey - NHANES) dos anos 2007 e 2008, conduzido pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention). Organizaram os sujeitos objecto dos estudo de acordo com o número médio de horas de sono por noite:
  • Muito curto - menos de 5 horas de sono por noite;
  • Curto - entre 5 e 6 horas de sono por noite;
  • Médio - entre 7 e 8 horas de sono por noite;
  • Elevado - 9 ou mais horas de sono por noite.
Depois analisaram os padrões alimentares destes sujeitos, organizados de acordo com estes grupos. Desta forma, encontraram uma relação entre as pessoas que seguiam uma dieta mais variada, em termos de  alimentos e nutrientes, e um período Médio de sono por noite (7 a 8 horas de sono por noite). Pelo contrário, os sujeitos participantes no estudo que dormiam menos consumiam uma menor variedade de alimentos e nutrientes.

Resumindo: Coma uma maior variedade de alimentos e nutrientes que tenderá a dormir mais.


O investigador Michael A. Grandner, PhD, Professor de Psiquiatria e membro do Centro de Sono e Neurobiologia Circadiana, na universidade da Pennsylvania, adianta: "Em traços gerais, uma dieta mais saudável tende a promover um sono melhor". "Adicionalmente, pouco sono poderá conduzir a alterações menos saudáveis na sua dieta, uma vez que as hormonas controladoras da fome ficam alteradas, assim como a sua capacidade de fazer escolhas saudáveis".

Este investigador indica que não há nenhum nutriente específico capaz de alterar os padrões de sono e que a quantidade ingerida de nutrientes não está relacionada com a qualidade do sono - "É mais em relação à qualidade daquilo que come do que à quantidade".

Concluindo, escolha uma dieta equilibrada, rica em vários nutrientes - inclua hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e minerais - para garantir melhores padrões de sono.

Fonte: Jenna Birch - blog.womenshealthmag.com - 12 de Fevereiro de 2013.

Diet & Exercise

1 comentário:

  1. a variedade de alimentos que incluímos na nossa dieta desempenham um papel chave no nosso ciclo de sono. ComoDieta.com.br

    ResponderEliminar