quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Falta de motivação para treinar? Saiba como contrariar

Hoje vou falar de um problema que, mais tarde ou mais cedo, acabará por atingir qualquer desportista, quer de elite, quer amador. Estou a falar da falta de motivação para treinar.

Existem vários motivos que poderão levar à falta de motivação para treinar:
  1. Monotonia no treino;
  2. Ver o treino como uma obrigação;
  3. Falta de objectivos ou dificuldade em atingi-los;
  4. Falta de seguimento da evolução conseguida;
  5. Problemas na vida pessoal, profissional, sentimental, entre outros.
De acordo com os vários possíveis motivos para a falta de motivação, existem várias alternativas possíveis de contornar esse problema.

1. Um treino monótono poderá, ao fim de algum tempo, levar à falta de motivação para treinar. Isto deve-se ao facto de não ser possível observar grande evolução num treino que permanece constante ao longo de um determinado período. Para além disso, poderá mesmo levar a uma perda de performance, uma vez que o organismo se habitua ao treino e torna-se "preguiçoso".

Solução: Para evitar isto, bastará variar os exercícios, a duração ou até a altura do dia em que se faz o treino. Por exemplo, para quem gosta de correr, correr numa passadeira poderá ser extremamente monótono. Assim, experimente correr à beira-mar, de manhã cedo para evitar as horas do calor, ou experimente fazer um passeio de bicicleta por terreno montanhoso, por exemplo. Estará a trabalhar na mesma as pernas e o sistema cardiovascular sem estar a fazer exactamente o mesmo.

2. Ver o treino como uma obrigação poderá levar a uma atitude negativa em relação ao mesmo. Imagine as alturas de exame em que era "obrigado" a estudar. A motivação para estudar começava a descer à medida que o tempo passava. 

Solução: Veja o treino como algo que lhe dá prazer e satisfação e não como obrigação ou tarefa diária. Assim evitará aquela sensação de obrigação em fazer algo e poderá sentir-se revitalizado após fazer exercício. No entanto, não retire o treino do seu plano semanal - Introduza o treino na sua rotina sem se sentir obrigado a tal. Se um dia não lhe apetecer fazer isto ou aquilo, passe para outro dia que poderá sentir-se muito melhor a treinar e retirar melhores resultados desse mesmo treino.

3. A falta de objectivos é um importante aspecto na falta de motivação para treinar. Imagine viver sem nenhum objectivo. Não seria desmotivante viver apenas para respirar, comer, beber e dormir e nunca mudar disso? Imagine o seu trabalho sem perspectiva nenhuma de evolução. Seria motivante melhorar o seu desempenho e mesmo continuar a trabalhar sem, um dia, poder vir a evoluir? Passa-se o mesmo com o treino. Um treino sem objectivos não poderá durar muito uma vez que o treinando nunca vê a evolução que consegue tirar daí.

Solução: Estabeleça objectivos para si mesmo, quer sejam reduzir o colesterol, controlar a diabetes, melhorar a asma, ou reduzir o tempo que demora a percorrer 10km, ou aumentar a definição muscular, ou aumentar a força e levantar mais 2kg num determinado exercício... Se estabelecer objectivos, poderá sempre chegar a algum lado e verificar que o que está a fazer trás resultados. No entanto, não estabeleça resultados "impossíveis" como perder 10kg numa semana ou passar de pessoa com pequeno excesso de peso para culturista profissional nesse mesmo tempo. Objectivos "impossíveis" são tão ou mais desmotivantes que não ter objectivos nenhuns.

4. Se estabelecer objectivos mas não registar a sua evolução, não verá nenhuma mais valia no que tem feito até aí e ficará desmotivado. 

Solução: Assim, tanto para objectivos a curto como a longo prazo, faça um registo das mais pequenas às maiores evoluções que fizer. Com certeza verá uma evolução (por mais pequena que seja) e sentirá um novo alento, impedindo-o que desmoralize.

5. Problemas na vida pessoal, profissional, sentimental, financeira... poderão ser uma razão importante para se sentir desmotivado. Estes problemas poderão ser fáceis ou difíceis de resolver. Independentemente da dificuldade destes, existem alguns truques para melhorar esta situação.

Solução: Está comprovado cientificamente que o desporto e o exercício físico melhora o desempenho profissional e intelectual do ser humano. Assim, se precisar de pensar melhor ou melhorar o seu desempenho profissional, não deixe de fazer exercício. Em relação ao estado sentimental, depois de qualquer exercício, o organismo liberta endorfinas, também conhecidas como hormonas da felicidade ou do prazer, pelo que se sentirá melhor após fazer exercício. No entanto, nessa situação, não faça um treino demasiado exigente pois não estará em condições para tal. Em termos financeiros poderá ser mais complicado. No entanto, sentir-se-á com mais vontade e coragem de enfrentar quaisquer problemas que lhe sejam apresentados.

Espero que estes pequenos conselhos dêem uma ajuda a todos os que se sentem ligeiramente desmotivados para treinar. Lembrem-se que um treino variado, bem estruturado, acompanhado e com objectivos é essencial para se manter sempre motivado e para continuar sempre a melhorar.

Diet & Exercise

2 comentários:

  1. Post muito interessante.
    eu proprio às uns meses atras nao tinha motivação para ir ao ginasio devido aos resultados nao serem como eu desejava...tal situação levou me a falta de motivaçao e parei.

    com isto engordei bastante e comecei a ter "vergonha" do meu fisico, e como tal mentalizei me do seguinte:
    aquela pessoa "forte em gordura" tinha de desaparecer...e tornar-se noutra, mais bonita e saudavel e desde entao coloquei metas pequenas para todos os meses e a motivação apareceu...é tudo uma questao de nos valorizarmos enquanto pessoas e pensarmos que devemos ter uma boa vida/saude.

    amigo um grande abraço para ti e obrigado por este grande blog ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago.

      Muito obrigado pelo comentário e deixa-me dar os parabéns pela decisão importantíssima que tomaste - ganhar o controlo sobre a tua vida e dar a volta por cima.
      Ganhas uma vida mais saudável, mais activa... no geral, melhor.

      Continua a acompanhar o blog e a nossa página do facebook e vai partilhando tudo o que quiseres.

      Um grande abraço.

      Diet & Exercise

      Eliminar