terça-feira, 17 de julho de 2012

MITO - Correr com muita roupa ajuda a perder peso.


Este é um mito que ainda é muito actual no mundo dos desportistas. 

É verdade que, impondo condições mais extremas ao organismo, o gasto de energia é mais elevado. No entanto, esta prática acarreta um lado negativo com consequências potencialmente perigosas - perda de líquidos.

O organismo, para controlar a temperatura interna, utiliza o suor que, ao evaporar na pele, provoca o seu arrefecimento. O desportista, ao correr cheio de casacos e outros agasalhos num dia de calor, eleva a temperatura corporal, conduzindo a um aumento da libertação de líquidos de modo a manter a temperatura a um nível adequado. Assim, o volume de líquidos consumido é mais elevado o que poderá conduzir a uma menor capacidade de controlo de temperatura corporal.

Desta forma, a perda de peso que as pessoas evidenciam depois de correr segundo este método é, de facto, verdadeira. No entanto, e uma vez que a maior parte das pessoas pretende perder peso na forma de gordura, este método poucas vantagens traz em relação a uma corrida com calçado e roupa confortável de acordo com as condições climatéricas existentes nesse momento.

Adicionalmente, com a perda de líquidos, o tempo de corrida ou a distância também tenderá a ser menor do que se correr com vestuário adequado. Assim, o pequeníssimo acréscimo de gasto de calorias induzido pelo excesso de vestuário será contrariado pelo menor tempo e distância que conseguirá correr.

Resumindo, faça exercício o mais confortavelmente possível que verá as melhorias que de facto pretende, sem ter que impor condições extremas ao seu organismo e correr riscos desnecessários.

Diet & Exercise

4 comentários:

  1. Pessoalmente detesto correr com muita roupa, se possível até corro de tronco nú, e como dizes, o treino mais prolongado com menos perda de líquidos, promove a médio prazo bons resultados, eu posso falar por experiência própria.

    Um dos meus percursos favoritos no verão quando consigo é praia da saúde - fonte da telha e volta, de fato de banho e pé descalço e aqui fica uma dica, que acho que promove a tonificação, correr sempre que possível neste tipo de percursos com água pelos tornozelos...

    ResponderEliminar
  2. Bom percurso. Normalmente, quando vou para a Costa, também vou sempre para a Praia da Saúde. E também já fiz esse percurso. Ultimamente tenho ido para Carcavelos.

    ResponderEliminar
  3. Join the club. O único problema é mesmo o mar de gente !!! A corrida transforma-se num slalom gigante :)

    ResponderEliminar
  4. Exactamente... Apesar de também ser engraçado fazer uns slaloms de vez em quando.

    ResponderEliminar