quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Porque é que uma dose elevada de álcool provoca tentações "gordas"?

Hoje, dia 2 de Janeiro, apresento algumas ideias sobre o porquê do elevado consumo de álcool conduzir a uma potencial ingestão exagerada de alimentos com excesso de gordura.


Uma vez que a passagem de ano foi há menos de 48h, é normal que, nesta data festiva, a ingestão de bebidas alcoólicas tenha sido mais elevada do que é habitual. Assim, se ingeriu uma quantidade de álcool superior à que está habituado, saiba porque é que tem tanta vontade em consumir alimentos com níveis elevados de gordura.


David Levitsky é um Professor de Ciências de Ecologia Humana e Nutricional (Human Ecology and Nutritional Sciences) na Universidade de Cornell e diz que: "Todos os mamíferos anseiam por alimentos densos em calorias". "A gordura é o alimento com maior densidade calórica disponível". O que acontece é que, quando sóbrios, normalmente, o ser humano não cede a este tipo de tentação. Contudo, após um consumo excessivo de álcool, este tipo de inibições desaparece e os exageros começam.

Outra possível explicação está relacionada com a química do cérebro, mais concretamente, com um elemento chamado Galanina.

William Gruchow, Professor na Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro, estudou e publicou artigos sobre a Galanina e os seus efeitos em vários neurotransmissores. "A Galanina aumenta o apetite por gorduras e o consumo de gorduras conduz a um aumento dos níveis de Galanina". Acrescenta ainda que "o consumo de álcool também conduz a um aumento da produção de Galanina".

Gruchow acredita que a Galanina é estimulada pelos triglicéridos, os quais são libertados através da ingestão de gorduras e álcool.

Os triglicéridos são normalmente libertos pelo organismo quando é necessário energia entre refeições, de acordo com o apresentado no website da Mayo Clinic.

Ao consumir elevadas quantidades de gordura e álcool, a concentração de triglicéridos aumenta, provavelmente estimulando a produção de Galanina. Este resultado, por sua vez, aumenta ainda mais a vontade de consumir alimentos hiper-calóricos.

Gruchow concluiu que "a ingestão de álcool conduz a um aumento do apetite por gorduras, e o consumo de gorduras conduz ao mesmo resultado".

Fonte: popsci.com por: Melody Chandler.

Assim, o melhor a fazer será mesmo manter o consumo de gorduras e álcool ao mínimo indispensável. Caso contrário, poderá ver-se metido no meio de um ciclo vicioso em que cada vez que consome determinada quantidade de gordura ou álcool, da próxima vez, terá tendência para ingerir ainda mais.

Cuidado com os exageros e BOM ANO 2013 para todos.

Diet & Exercise

2 comentários:

  1. Boas,
    Antes de mais um bom ano, sempre em alta e com muito exercicio :)
    Aproveito este teu post para te fazer uma pergunta.
    Gosto de de vez em quando beber a minha cervejinha, e sabe que nem ginjas, mas há fundamento quando se fala na barriga de cerveja? Ou será isto derivado do que acabaste de escrever?

    Ou seja será que o consumo de cerveja só por si aumenta o perímetro abdominal?

    Um abraço
    Nava

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nava.

      Um bom ano para ti também. Sempre com muito exercício e uma dieta saudável.

      Sobre a relação cerveja - barriga de cerveja, existem vários estudos e ideias que ajudam a perceber se existe, ou não, alguma relação entre elas.

      Continua a seguir-nos que, brevemente, irei colocar um post sobre isso mesmo.

      Um abraço.

      Diet & Exercise

      Eliminar