segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Barriga de Cerveja

É normal relacionar um perímetro abdominal elevado com o consumo de bebidas alcoólicas, nomeadamente, cerveja. No entanto, será que esta correlação é, de facto, existente?


O que causa uma barriga de cerveja?


O acumular de gordura na zona abdominal não é provocado, necessariamente, por cerveja ou bebidas alcoólicas. Uma relação calorias ingeridas / calorias consumidas superior à unidade é que conduz a um aumento do perímetro abdominal, ou seja, quando as calorias ingeridas são superiores às calorias consumidas, a barriga tenderá a "crescer".

No entanto, o nosso organismo não distingue a fonte das calorias, isto é, para o nosso corpo, as calorias tanto podem ser resultantes da ingestão de açúcares, gorduras, hidratos de carbono, álcool ou outros. Contudo, o álcool parece ter um efeito particularmente importante no acumular de gordura nesta zona.

Michael Jensen, um profissional experiente de endocrinologia e investigador de obesidade na Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, afirma que: "Genericamente, o consumo de álcool está associado a perímetros abdominais superiores, uma vez que, ao beber álcool, o fígado fica ocupado a "queimar" o álcool ao invés da gordura".

A cerveja também tem uma quota parte no efeito negativo do álcool. Ingerir calorias a mais provenientes de álcool é facil e, tendo em conta que uma cerveja típica tem 150 calorias, se ingerir várias de uma vez, pode fazer as contas e verificar quantas calorias ingere de cada vez que decide matar a sede com o conhecido "pão de beber".

E não esquecer as calorias da comida que ingere com a ajuda da cerveja. O consumo de álcool, normalmente, provoca um aumento de apetite. Adicionalmente, a comida que normalmente é acompanhada por uma cerveja, numa festa ou num bar, não é, propriamente, "leve" em calorias...


Porque é que a gordura é acumulada na barriga?

As calorias são a razão principal por detrás deste acumular de gordura. No entanto, a idade também acarreta alguma das responsabilidades. Com o avançar da idade, o metabolismo tem tendência para reduzir, resultando numa maior dificuldade em consumir calorias e, consequentemente, remover a gordura extra do seu corpo.

Outra razão está relacionada com o género da pessoa. Na maioria das mulheres, a gordura extra tem tendência para se acumular nas coxas, glúteos e ancas, os homens, normalmente, acumulam gordura na zona da cintura. Portanto, combinando a idade, o género e um consumo excessivo de calorias, terá a mistura "explosiva" para criar aquilo que normalmente é designado como "barriga de cerveja".

O desenvolvimento de uma "barriga de cerveja" representa perigo para a sua saúde?

Não só é um "acessório" extremamente indesejável, como poderá iniciar o desenvolvimento de vários problemas para a sua saúde.

Pessoas com excesso de perímetro abdominal poderão ter tendência para desenvolver várias doenças, nomeadamente, resistência à insulina, diabetes, pressão arterial elevada, doenças cardíacas, entre outras.

Quanta barriga começa a ser demais?

Michael Jensen adianta que "Quando a circunferência da cintura ultrapassa 90cm, no caso das mulheres, e 100cm, no caso dos homens, os problemas de saúde poderão começar a surgir". Acautela ainda que estes números servem apenas como referência, recomendando que mantenha a sua barriga com um valor de circunferência sempre inferior a estes limites.

Para fazer a medição, utilize uma fita métrica maleável e disponha-a, horizontalmente, ao longo de toda a circunferência do seu abdómen. Expire e verifique o número. Quero ver números bem abaixo dos acima apresentados...


Como ver-se livre da "barriga de cerveja"

Depois de ter medido o seu perímetro abdominal registou um valor superior aos ideais? Não se preocupe que esse valor pode sempre ser reduzido. Como? O primeiro passo começa por consumir menos calorias ao longo do dia. Isto não implica ficar com fome durante o dia todo. Implica sim optar por alimentos menos calóricos e fazer 5 a 6 refeições diárias.

No entanto, melhorar a sua dieta não é suficiente. É preciso também consumir essa gordura extra que depositou à cintura. Para isso, faça muito exercício aeróbico. Corra, nada, ande de bicicleta, faça desportos de equipa... resumindo, torne-se numa pessoa mais activa e sue muito. Verá que no início, a barriga de cerveja é teimosa e não quererá desaparecer. Seja mais teimoso que ela e veja os resultados que sempre desejou começarem a surgir.

Não se esqueça também de exercícios de força e ganho muscular. A massa muscular é a fornalha mais eficaz na queima de gordura.

Ficamos à espera dos vossos comentários e, se tiverem conseguido vencer a barriga de cerveja, que partilhem a vossa experiência.

Diet & Exercise

2 comentários:

  1. Oi,

    Muito obrigado Nuno, de facto na minha cabeça já existiam alguma ideias avulso sobre este assunto, mas este post, juntou tudo e clarificou as minhas dúvidas.

    Bem haja e um abraço.
    Nava

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nava,

      Muito obrigado pelo teu comentário.

      Continua a seguir o blog que irei actualizando-o com novos posts e novidades frequentemente.

      Um abraço ;)

      Eliminar