quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ceia

Hoje venho falar da última refeição do dia - a Ceia.

Quantas vezes não sentiram fome antes de se deitarem? Quantas vezes foram para a cama com fome?


Muitas vezes as pessoas deixam de comer antes de ir dormir porque pensam que estarão apenas a contribuir para o aumento do seu peso em gordura.

Esta ideia tem algum fundo de verdade, uma vez que, durante o sono, o nosso metabolismo fica bastante menor do que quando estamos acordados, devido ao estado de repouso elevado. No entanto, isto não quererá dizer, directamente, que estaremos a contribuir para o aumento do nosso peso em gordura. Porquê? Porque isso dependerá da qualidade e quantidade de comida ingerida.

Vejamos a situação por este prisma. A massa muscular consome cerca de 7 vezes mais energia do que a massa gorda. Assim, que massa pensam que será a primeira a ser consumida quando faltar energia? Exactamente, a massa muscular. Assim, se deixar de consumir energia, sob a forma de proteína e alguns hidratos de carbono, tenderá a perder massa magra durante a noite, uma vez que não terá os nutrientes necessários para a manter.

Antes de dormir, deverá preferir consumir maior quantidade de proteína do que hidratos de carbono. Desta forma terá os nutrientes necessários para alimentar os músculos durante as várias horas de sono, sem exagerar nas calorias. Assim, conseguirá manter a melhor "máquina" de consumo de calorias, a massa muscular.

Em relação à outra face da moeda, é importante não exagerar na quantidade de calorias ingerida.


Como referi anteriormente, o metabolismo durante o período de sono é bastante reduzido. Assim, se consumir alimentos demasiado calóricos ou em grande quantidade, poderá mesmo ter tendência a engordar. No entanto, é necessário referir que, mais importante que as calorias que ingere antes de se deitar, é o somatório das calorias que ingere ao longo do dia. Pense assim, se o somatório de calorias ingeridas for superior ao de calorias consumidas, terá tendência a engordar.

Concluindo, não deixe de comer antes de se ir deitar. Continue a alimentar o seu corpo, mesmo durante o sono. No entanto, não coma em excesso e procure alimentos ricos em proteínas e com reduzido valor calórico. Tenderá a manter a massa muscular, ou mesmo, a criar mais massa magra, uma vez que o melhor período para que essa formação se dê é durante uma boa noite de sono.

Aproveito a oportunidade para apresentar a parceria que o blog Diet & Exercise tem com o canal do YouTube de Nuno Feliciano em: http://www.youtube.com/nunofelicianopt. Aqui poderão encontrar dicas úteis relacionadas com dieta e exercício, assim como conselhos e novas ideias para atingirem os objectivos a que se propõem.

Fico à espera dos vossos comentários. Continuem a seguir uma dieta equilibrada e mantenham-se activos. Os resultados não tardarão a surgir!

Diet & Exercise

Sem comentários:

Enviar um comentário