Durante estas férias, tive a oportunidade de experimentar algumas actividades radicais, tais como slide, rappel, escalada, arborismo, trekking, entre outras.
Todas estas actividades foram feitas no exterior com a natureza como companhia - uma boa alternativa para quebrar a monotonia dos treinos regulares ao longo do ano. Para além disso, permite uma pequena dose de adrenalina e gasto de calorias a acompanhar.
O slide consiste em deslizar ao longo de um cabo, de uma extremidade para a outra, com o auxílio de mosquetões e sistemas de prisão ao cabo. Não tem grande gasto de calorias, uma vez que o deslizar sobre o cabo é garantido pela gravidade.
O rappel é uma actividade cujo objectivo é descer uma parede ou um fosso com o auxílio de uma corda ou cabo, seguindo uma técnica específica de travagem e descida controlada. Neste caso, apesar de ser a gravidade a responsável pela descida, é necessário garantir uma descida controlada através da travagem com o auxílio das mãos e braços. A adrenalina também poderá ser elevada, dependendo do tipo de rappel que se faça.
A escalada, tal como o nome indica, consiste em escalar uma superfície, natural ou artificial, apenas com a ajuda de sistemas de segurança, que impedem uma possível queda, e os braços e as pernas para escalar. Neste caso, é exigida uma razoável força de braços, mãos, dedos, pernas e costas pelo que o gasto de energia é razoável.
Arborismo é uma actividade que consiste em atravessar um percurso entre árvores (ou plataformas), o qual poderá ser simulado ou real. São garantidos sistemas de segurança através dos quais se poderá atravessar entre diferentes plataformas de segurança. Neste caso, é também necessária alguma força de braços e costas. No entanto, em menor quantidade que na escalada. O nível de adrenalina dependerá da dificuldade dos percursos e também da altura em que se encontram.
Trekking consiste em seguir um trilho, a pé, através da natureza envolvente. Neste caso, o gasto de energia é semelhante ao de uma caminhada, no entanto um pouco mais elevado, uma vez que engloba terreno mais irregular e difícil de caminhar. É muito agradável caminhar no meio da natureza e gratificante chegar ao destino a que se propôs.
Resumindo, decidi partilhar algumas actividades que efectuei durante as férias para quebrar a rotina do dia-a-dia, mantendo sempre um estilo de vida activo com uma pequena dose de adrenalina à mistura.
Fico a aguardar as vossas respostas, comentários e/ou sugestões.
Diet & Exercise
Sem comentários:
Enviar um comentário